outubro 28, 2008

Chamem-me exagerada

... mas acabei de acender a lareira. Esteve um vendaval o dia inteiro e a temperatura desceu uns bons graus. A casa é velha - muito velha - e as correntes de ar fazem parte da mobília. A que entra por baixo da porta do páteo de trás é tão forte que dava para montar um moinho de vento, de certeza. Ainda não me rendi às fantásticas porta-janelas de PVC e vidro duplo, principalmente porque preciso de oito (!) e não tenho tempo*.

Não a acendi só pelo frio, mas a minha lareira é novinha em folha e eu estava desertinha para a ver crepitar (bonita, esta palavra, não é? Tão onomatopaica!**). Depois de quase uma década no Brasil, e apesar de eu dizer que a única coisa de que tenho saudades é do clima, tinha saudades de estar enroladinha à lareira, mesmo que esta tenha uma porta de vidro na frente e faça barulho de ventoinha, e que eu esteja de t-shirt e chinelos de enfiar no dedo.

* Leia-se money.
** Ó pra mim armada em culta!

5 comentários:

Alf disse...

Eu sinto falta de uma lareira, que em minha casa não há...

Raquel A. disse...

também sinto falta da lareira.. em casa dos meus pais tinha :( na minha, não tenho... vai de aquecedor mesmo!

*BJS*

Ervi Mendel disse...

Exagerada não digo, mas já armada em peixe tropical...

Teresa disse...

Ai, melher, que me matas de inveja! As saudades que eu tenho de ter lareira! Pior ainda, saber como Pinxejas adoram dormir ter lareira!

Confesso que gosto mesmo é de lareira-lareira, aberta, nada dessas modernices do recuperador de calor. E só uma artista: três ou quatro cavacas, duas pinhas, algumas aparas e uma acendalha e faço um lume fantástico que dura a noite toda sem nunca baixar. Costumo (costumava, buááá!!!) misturar azinho, que dá mais calor, com sobro e oliveira, que dão chama alta. E eu adoro chama alta.

Estou a fazer-me convidada, topas? Posso levar Messy?

Anónimo disse...

Pois é...arrefeceu mesmo! Hoje esteve um dia de ventania fria!
lareira não tenho, infelizmente, mas liguei o aquecimento. Dá menos trabalho, é verdade, mas não tem o barulho, o conforto, o crepitar de uma boa lareira! Principalmente, porque eu gosto de ficar a olhar para o lume .... e deixar-me ir....
Tenho que ir experimentar a tua....,que tal este fim de semana?
Estou a fazer-me convidadahihi