Mas arranja-se sempre um tempinho para pensar na vida. Nem que seja para fugir dela a sete pés.
junho 25, 2011
Retrato da blogosfera
O mundo dos blogues não é, como se diz por aí, um retrato fiel do mundo fora do computador. É pior, muito pior. É um mundo onde há nicknames, avatares, identidades inventadas, máscaras, perigo, impunidade, anonimato. Onde pessoas habitualmente controladas pelos travões sociais podem esquecê-los e agir como se fossem donas do mundo. Com uma sensação enorme de poder. E muita covardia, claro, mas isso já se sabe.
É uma amostra não da vida real, com os seus filtros sociais, mas do que se passa na parte mais profunda da consciência individual. A pessoa por detrás do blogger, quer queiramos quer não, é muito pior do que o blogger. A coberto do anonimato, é capaz de actos e afirmações que nunca faria pessoalmente, seja por covardia, seja por medo de represálias, seja por que tem consciência de que a sua vingança é muito mais errada do que aquilo que a provocou.
Um sítio onde se ultrapassam todas as fronteiras da decência, todas as regras de conduta, onde se projectam rancores e ressabiamentos, fúrias e invejas disfarçadas, amores frustrados, onde, sem censura, se exerce a vingança suprema de atacar aquilo que é mais sagrado ao indivíduo: a sua vida privada.
A blogosfera é mais real que a própria realidade, por que um blogger se pode comportar como se fosse um líder maléfico de um império inventado onde reina em absoluto, onde tem poder total sobre a vida dos seus súbditos e dispõe dela como lhe apetece, para seu divertimento ou vingança. Tem liberdade, por ter impunidade (ou achar que a tem), para ofender, humilhar, enxovalhar, espezinhar, inventar, photoshopar fotografias, transformar meias verdades em mentiras rotundas, atacar, do alto da sua torre, a jugular do seu inimigo.
Não, não tenho saudades.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
21 comentários:
Bastante filosofámos sobre isto ao almoço, ma sexta-feira, e estamos infelizmente de acordo.
Pior do que este caso mais recente não pode haver.
Ou pode? Já não digo nada.
Cá não conheço nenhum. Fora, acho que o pior que conheço é o tal da Craigslist.
Mas esse não foi especificamente da blogosfera, não te esqueças. Foi uso medonho da Internet.
Porque é que tem sempre que ser a blogosfera a pagar a factura, rapariga?
A blogosfera é como o Natal: quando uma pessoa quiser. E como.
Olha o meu saudoso Sharkinho :-)
Mas respondendo à tua pergunta: porque sim! Porque não tem portas que se fecham na cara das pessoas quando nos apatece, ora.
Compreendo a sua opinião, então se atentarmos no uso que dão aos sítios da Internet hoje em dia. Mas a verdade é que ainda resta quem consiga elevar o sarcasmo em críticas à sociedade e postar notícias de interesse nacional. Este seu post é exemplo do meu segundo aspecto, parabéns.
É bem verdade. Há pessoas monstruosas por aqui, o que significa que na realidade são iguais ou piores.
Ao andar por aqui, reparei que tinha uma das defensoras adicionada no meu FB. Tive logo que a ir remover.
Que me-do!
No entanto, tal como na vida real, na blogosfera há pessoas que valem a pena. E é verdade que estes dramas todos cansam, mas já vi que há muita gente do seu lado que tem saudades de a ler. Repense.
Um beijinho.
Ó Mad, você não é seguramente a pessoa da foto que colocou no seu blog, a pessoa transmite uma inteligencia que você não tem, você é a cópia fiel do que acaba de descrever, vêja-se a discussão que você mantêm com uma blogista que seguramente tem uma idade mental de 13 anos.
@olalarilolé
"Ó" Rosa, nem sei por onde comece a responder-lhe, palavra de honra.
Bom, deixe-me dizer-lhe que tive de ler o seu comentário umas 3 vezes. Não sei se foi do número fantástico de erros ortográficos que conseguiu enfiar em 5 linhas e que me baralhou a pouca "inteligencia", se da sua brilhante conclusão de que sou a cópia fiel do que descrevi quando me referi a nicknames, avatares, identidades inventadas, máscaras, etc. A Rosa diz "vêja-se" e eu, depois de grande esforço intelectual, vi! A Rosa diz "mantêm" mas aí eu não chego, já que me parece que um verbo no presente não pode com certeza referir-se a desabafos feitos há um mês e meio a propósito de uma "blogista" (hã?).
Ah, e apanhou-me! A fotografia que uso é de uma actriz de Hollywood que muito admiro. Gostava tanto de me parecer com ela! Bonita, não é? E inteligente, aí tem toda a razão.
Beijinhos e boas férias. Aproveite para ler Molière: escreve-se 'autres', não 'otres'.
Palminhas para ti por esta resposta (palminhas como as focas, diria a Alexandra).
Mad,
O meu nome não é Rosa, rosaamarela é o meu nick name, posto isto e como não sou mulher de deixar ninguém sem resposta, tome lá então, não retiro uma palavra do que deixei escrito, dar atenção e “alimentar” determinados blogs é perda de tempo e falta de inteligência.
Quanto aos erros ortográficos, deixe que lhe diga que na blogosfera há muito mais vida do que professores, jornalista e advogados, estes últimos até escrevem pessimamente , digo-o por conhecimento próprio.
Falar e/ou usar email em simultâneo em várias línguas, rodeada de muitos e ter que lhes dar atenção requer muita concentração, a blogfera uso-a para light relief...
PASSE BEM !!!
SPI – (só para intelectuais) a soberba cega.
O que vai para aqui!
Não consegui entender grande coisa, mas tambem não interessa para nada!
qual é o teu endereço no face? como é que vai o teu homem e o projecto?
Rosa, peço-lhe a maior das desculpas por tê-la deixado sem resposta por mais de um mês, mas sabe?: tenho vida para além disto (eu sei que não parece). Posto isto, quem responde por último aqui sou eu, se não se importa.
Estou impressionadíssima com o seu 'multitasking', como deve calcular. Deve trabalhar imenso. Não admira que perca o seu tempo valioso de um domingo a ler as tricas dos outros. É que até concordo consigo quando me diz que brigar com a tal criatura é uma perda de tempo, mas ao menos era comigo. Agora ler brigas de terceiros??? Experimente andar de bicicleta.
E afinal usa nicknames, quem diria, depois da crítica que lhe ouvi.
Enfim, faça-nos às duas um favor: não volte.
SPI - (só para idiotas) ponha os óculos.
Rui,
Não percas tempo tu também que não vale a pena. Eu descubro-te no fb.
Beijos
Ignora esta cretina. Sempre que a encontrei em caixas de comentários (poucas vezes, Deus seja louvado) foi para fazer cizânia. Purulenta.
Ignoro, sim, mas ignoro por último, que aqui quem manda sou eu :)))
Beijos enormes e tenho saudades tuas!
Miss you too! Vamos à inauguração da exposição da Nusha na quinta-feira?
(tira a verificação de caracteres, pode ser que os chineses não voltem)
Vamos, e jantamos no 7C a seguir, boa?
Não tiro nada, que me deu uma trabalheira apagá-los :(
BOA! Wie've got a date! :)))))
(que raio de palavra é paphtste?)
Sei lá! Mas chinês não é :)
Enviar um comentário