abril 29, 2009

A Marta ou o puxão de orelhas do ano

A Marta é uma miúda amorosa de 4 anos que tem leucemia mioloblástica aguda e precisa urgentemente de um dador compatível. 

Portugal é um país solidário, a avaliar pela gigantesca onda de simpatizantes que pulularam pelo Facebook e pelo Twitter e que - e isto é que é importante - apareceram efectivamente nos centros de recolha. A história saiu da internet e chegou à televisão, ao telejornal e a alguns programas diurnos de grande audiência. Particulares juntaram-se e organizaram centros de recolha móveis nas sedes das suas empresas. No colégio onde a Marta estuda apareceram num só dia 1200 pessoas.

Mas hoje, no DN Online, saiu a notícia de que a quantidade de voluntários começou a diminuir. É por isso que é preciso fazer recircular a notícia e não a deixar esmorecer.

Como podemos ajudar:

1. Tornar-se dador já. Para resumir, só é preciso ter entre 18 e 45 anos.
2. Espalhar este pedido o mais possível, fazer chegar a notícia a toda a gente que se conhece. Por facebook, pelo twitter, através do blog, por telefone ou carta, no emprego, no ginásio, na mercearia da esquina. O que interessa é espalhar. Em Portugal, no estrangeiro (o banco de medula óssea é mundial), na Lua.

Links úteis:
- O blog da Marta (com informação sobre postos de recolha no país inteiro)
- O site do Centro de Histocompatibilidade do Sul (com informação que é preciso saber para ser dador e onde se pode fazer o download do formulário e poupar tempo) 


Bora ajudar?...
.

2 comentários:

Diabba disse...

E para além de tudo ficam a saber se podem, ou não, ser dadores (informação que pode ser útil para o futuro de cada um não?)

Eu não posso ser dadora, mas tentei! (pessoas com problemas de tiroide e que fazem compensação hormonal quimica, não podem doar - é o meu caso)

beijo

Su disse...

Eu já estou inscrita há vários anos e recebo regularmente um postal do Centro de Histocompatibilidade do Sul para que eu actualize os meus contactos.

Infelizmente não sou compativel nem com a Marta nem com nenhuma outra pessoa... por enquanto...