março 26, 2009

Hora do Planeta

(clique para aumentar)

É algo tão simples como desligar o interruptor.
O que começou como um movimento quase espontâneo que pretendia incentivar os habitantes de Sidney a apagar as suas luzes e despertarem para os problemas ambientais, cresceu e tornou-se numa das maiores iniciativas mundiais de luta contra as alterações climáticas.
Em 2009, às 20H30 de 28 de Março, pessoas em todo o mundo são desafiadas a apagarem as suas luzes por uma hora - a Hora do Planeta. Pretende-se este ano que mil milhões de pessoas, em mais de 1000 cidades, se unam em torno deste movimento e com este gesto simbólico mostrem que é possível tomar medidas contra o aquecimento global.
A Hora do Planeta começou em 2007, na cidade australiana de Sidney. Nessa altura 2,2 milhões de habitações e empresas desligaram as suas luzes por uma hora. Apenas um ano mais tarde é que este evento se transformou no movimento global para a sustentabilidade que é hoje, com a participação de cerca de 100 milhões de pessoas e abrangendo 35 países. Desde então, marcos emblemáticos mundiais, tais como a ponte Golden Gate, em São Francisco (EUA), o Coliseu de Roma, em Itália, e o painel publicitário da Coca-Cola em Times Square (Nova Iorque, EUA), ficaram às escuras, como símbolos de esperança por uma causa que se torna mais urgente a cada hora que passa.
A Hora do Planeta 2009 é um apelo global de acção a todos os cidadãos, todas as empresas e todos os Governos. Um apelo para marcar presença, assumir responsabilidade e envolver-se num esforço conjunto para um futuro sustentável.Edifícios e marcos simbólicos, desde a Europa até às Américas, vão permanecer às escuras no dia 28 de Março. Em várias cidades do mundo, incluindo Lisboa, as pessoas vão apagar as luzes e unir-se para criar uma acção vital que se pretende que desencadeie a discussão sobre o futuro do nosso precioso planeta.
Mais de 70 países vão participar na Hora do Planeta 2009. Este número cresce diariamente à medida que as pessoas começam a entender este movimento como um acto tão simples que pode gerar tão profundamente a mudança. A Hora do Planeta é uma mensagem de esperança e uma mensagem de acção. Cada um de nós pode fazer a diferença!
Às 20:30 do próximo sábado, dia 28 de Março
,
apague as luzes e veja a diferença que pode fazer no combate ao aquecimento global; registe-se em http://www.earthhour.org/portugal e junte-se ao movimento HORA DO PLANETA.
Eu já lá estou.
.

13 comentários:

Clara disse...

Tenho algumas dúvidas em relação a isto: ok, as luzes apagadas mas podemos ligar a televisão e o computador? e as luzes piloto dos aparelhos eléctricos? e o que faço a duas crianças obrigadas a permanecer às escuras e sem aparelhos eléctricos? ao menos podem jogar consola (com bateria, carregada electricamente)?

Mad disse...

No site deles estão uma serem de dicas úteis, talvez encontres lá alguma brincadeira para os entreter.

Que tal aproveitar para lhes explicar exactamente porque é que se está a fazer isto e inventar uma história a partir daí? Por muito pequeninos que sejam, hão-de reter alguma coisa nas cabecinhas :) Digo eu, que não tenho crianças.

Não é obrigatório ficar completamente às escuras, penso eu. Se desligares praticamente tudo menos uma luz ambiente está o objectivo cumprido. E sim, as luzes-piloto todas e a maioria dos electrodomésticos.

:)

Mad disse...

* série, claro.

Paulo Lontro disse...

Era uma vez um Beija-Flor que fugia de um incêndio juntamente com todos os animais de uma floresta.

Só que o Beija-Flor fazia uma coisa diferente: apanhava gotas de água de um lago e atirava-as para o fogo.

Um outro animal, intrigado, perguntou:

- "Beija-Flor, achas que vais apagar o incêndio com estas gotas?"
- "Com certeza que não", respondeu o Beija-Flor , "mas estou a fazer a minha parte".

Acho que dá para entender...
;)

Angelblue disse...

AAHH que fixe o exemplo do Paulo Lontro :) Quanto ao apagão contem comigo, claro. Clara, a Mad dá uma excelente ideia a de incentivar ao mesmo tempo que se ensina às crianças a importancia destes pequenos gestos que são bem grandes para o Futuro deles. Vou aproveitar para ir saborear um gelado com a minha filhota até ao jardim e por a conversa em dia. Mad um grande beijinho pela divulgação e incentivo deste post ;)

Angelblue disse...

Aahh sei que não tem nada a ver, mas por acaso tens algum limoeiro no teu quintal?

Alexandra disse...

Também já alertei. Com teoria da cegonha e tudo!

RReinales disse...

Eu alinho. Apagão total. Ah, também não tem nada a ver, mas tenho de te agradecer pelo baptismo da tarte. Garanto-vos que é uma delicia. Fez-me companhia a semana quase toda .... com muito sacrificio, porque queria acabar com ela num dia!!

filos disse...

Pois é, claro que vou desligar as luzes! Até te enviei mail com este cartaz, não sei se viste?!
É um simples gesto, mas temos que continuar a acreditar que é com pequenos gestos que se constrói um mundo melhor....um dia
Beijinhos

Fatyly disse...

Não assinei, mas vou aderir e também já alertei na cubata:)
Vou ao quadro geral e plufff

Sem querer armar em chica esperta, e como leio todos os comentários já lá vai o tempo de ter duas filhas crianças:) mas quando falta a luz temos que ter imaginação para as manter entretidas.

Já ocorreu ter ficado com as netas e faltou a luz durante duas horas e com um candeeiro a pilhas continuamos a brincadeira:)

Clara disse...

Os meus putos, pequeninos? não, esse é o problema. e ainda bem que eu n gosto de futebol...

Mãos de Veludo disse...

Contem comigo!

Anónimo disse...

Olá! Gostei de teu blog. Bonitas fotografias tambem.
Aqui no Perú a mayoria das pessoas cumpriram com apagar as luzes, tudo =)
eu tambem.
parabens, abraços desde Lima.

Estefanía