fevereiro 03, 2009

Ainda sobre ontem, 2 de Fevereiro

Disse-me o Paulo que foi dia de Nossa Senhora das Candeias, ou dos Navegantes...

... da Vírgen de la Candelaria, no México,

... e de Iemanjá, no Brasil, principalmente na Bahia:





Que me perdoem, mas sou fascinada por Iemanjá, ou não fosse ela a Rainha do Mar e a padroeira dos Náufragos. É bonita, vaidosa, gosta de espelhos, jóias, pentes para pentear os seus cabelos compridos, de flores brancas e de presentes, principalmente se forem azuis ou cor de prata, as suas cores preferidas. É uma sedutora, gosta de atrair marinheiros bonitos para o fundo do mar. Tem mau-feitio, é caprichosa e gosta de ser mimada e adulada. E é gulosa, gosta de peixes de água salgada, manjar branco, mel e bolos de arroz. É tão humana, no fundo.

Mais aqui, mas não me responsabilizo pela veracidade das informações.
.

7 comentários:

Paulo disse...

Foi. Eu dessas coisas não percebo nada, mas diz quem viu que foi nesse dia que Jesus foi apresentado no templo.

Ah! E os meus pais celebraram 51 anos de casamento. É obra.

PKB disse...

A minha avó fez 91 anos.

Caymi cantava:
"Dia dois de fevereiro
Dia de festa no mar
Eu quero ser o primeiro
A salvar Iemanjá"

*salvar de dizer "Salvé"

JS disse...

Acabaste de me dar uma ideia fabulosa!!! Obrigada!

Conde disse...

Ai Mãe, eu não sou nada de santos e religiões e rezar e e e estou feito! quando estivermos no mar e a coisa apertar eu não saio de ao pé de ti, pode ser que a tua devoção por Iemanjá chegue para os dois...três.

Fatyly disse...

Julgo que todas vão dar à mesma mulher que segundo reza a história de facto existiu.
O homem foi construindo as suas, conforme os sufocos e situações, porque qualquer ser humano tem que acreditar em algo que o faço ir mais além.
Gosto muito da Nª. Srª. de Fátima e do seu Santuário que me dá muita paz sempre que lá vou - fora das multidões e dias X, Y ou Z e de Iemanjá. Desta tive o previlégio de ver uma cerimónia na praia de Santos...linda, alegre e bem colorida!

Conde disse...

Fatyly, eu acredito na terra e no mar, acredito nas estrelas e nos crepusculos. Acredito no calor dos trópicos e no frio da antartida, acredito nos desertos e nas florestas, nas tempestades e nas calmarias, acredito um bocadinho em mim e na liberdade de um dia têr isso tudo á minha frente e acredito nos animais que não precisam de santos. cumprimentos.

Mad disse...

Paulo,
51 anos de casamento é lindo. Parabéns a eles e a ti.

PKB,
:)

JS,
Ainda bem!

Conde,
Eu tb não sou muito... os católicos que me perdoem (os cristãos perdoam-me com certeza!). Não te preocupes. A gente não pensa n'Eele, mas Ele pensa sempre em nós :)

Fatyly,
Eu tb não sou de carneiradas... mas tenho as minha devoções. Tb gosto de N. S. de Fátima :)