agosto 13, 2008

Árvores já plantei...

... às carradas, filhos vai-se fazendo por isso, só me falta escrever um livro. Ou acabá-lo, melhor dizendo, já que, como quase toda a gente, tenho umas páginas alinhavadas escondidas em pastas secretas do meu PC, a que eu chamo pomposamente "o meu livro".

No seu excelente Pronome Possessivo, a Rita Ferro dá-nos uma excelente check-list para "escritores" de trazer por casa como eu - e não só.


Comece hoje a escrever o seu livro
1. Ponha o telemóvel e a alma no modo de silêncio.
2. Comece a escrever uma linha e siga sem grandes preocupações gramaticais ou semânticas, quase maquinalmente, como um sonâmbulo, ainda que a escrita lhe pareça deplorável e a ideia precária.
3. Com o tempo o próprio livro «cuspirá» o que é fraco e aproveitará o que é bom - ordenando-lhe a cortar e a deitar fora o que está a mais. Obedeça sem pieguices.
4. Não se apegue ou afeiçoe a nada do que escreve. Até lhe provarem o contrário, tudo o que vc escrever é lixo - ficámos entendidos?

Por outro lado, que não seja nem o excesso de perfeccionismo nem o sentimento de inferioridade tão típico deste país a desencorajá-lo.

OUVIU BEM, SEU PORTUGUÊS TÍPICO?

Você dispõe das mesmas 23 letras do alfabeto que tinha o Shakespeare ou o Camões. Com elas pode escrever uns (novos) lusíadas, divulgar uma vacina, conquistar um amor, travar uma guerra, fazer uma revolução, deitá-las fora, ou...

ESCREVER UM ROMANCE.
(...)


Leiam o resto lá. Vale a pena.

4 comentários:

Patti disse...

É poderosa mesmo,passo lá sempre e ontem não foi excepção.

João Paulo Cardoso disse...

Tomara que a literatura no feminino seguisse os próprios conselhos assim mesmo, a Ferro e fogo.

Infelizmente, o que tenho lido, é muito ao estilo "O Sexo e a Cidade" mas parece-me que as coisas estão melhores.

Beijos e promessas de ser um dos primeiros a comprar um futuro livro teu.

P.S: A escrita no masculino não está melhor.
Basta ler isso hoje mesmo no "Eldorado".

Teresa disse...

Já tinha lido :)

Avança, força! Tu podes!
Eu fico sossegadinha.

Anónimo disse...

Hummmm.... O ti William nao tinha mais o "y", o "w" e o "k" ?

nf